Colaboradores da Festo espalhados pelo mundo são só alegria. Ainda estamos celebrando um resultado fantástico! Há seis anos, a Festo alcançava a meta de 2 bilhões de euros de faturamento mundial e, em 2017, ultrapassamos os 3 bilhões! Que marca!
“Esse resultado era esperado apenas para 2018, mas superamos as expectativas e atingimos os 3 bilhões ainda em 2017. Isso é ainda mais impressionante se considerarmos a situação cambial desfavorável do euro em relação ao dólar”, explica Wilson de Souza, diretor geral BRP.
O crescimento acima do esperado acabou gerando dificuldades de suprimentos. Por isso, investimentos em produção e operações passaram a ser a “bola da vez”. A construção de uma fábrica na China e a aquisição de uma empresa de injeção de alumínio na Hungria são alguns exemplos dessa estratégia.
A região que mais cresceu nos últimos anos foi a Ásia, com o avanço de países como a China, Coréia do Sul e Vietnam. Em seguida, veio a América. O setor industrial com maior evolução foi a indústria eletroeletrônica. Mundialmente, em volume de vendas, esse já é o segmento número um para a Festo.
Em tecnologias, a automação de processos e a “EA” (Electric Automation) apresentam grandes oportunidades de crescimento para o Brasil. Só para se ter uma ideia, no mundo a venda de produtos eletrônicos gira em torno de 7 a 8%. No Brasil, é apenas 4%. Sabemos que podemos mais! E vamos em busca disso. Saiba como na matéria “O futuro é elétrico”.
Por aqui, após anos difíceis de crise, voltamos a crescer e agora não podemos deixar a “peteca cair”. É o que diz Souza:
Estamos otimistas que o Brasil pode oferecer uma contribuição importante. Para isso, estamos investindo bastante em estoque”
A meta agora é atingir os 4 bilhões em 2020. E já começamos com o pé direito. O resultado do primeiro trimestre de 2018 superou o orçamento. Planejar o 2020 exige que nossos olhos estejam voltados para o amanhã. Nesse sentido, somos uma das empresas pioneiras na pesquisa e implementação das tecnologias da Indústria 4.0. A planta de Scharnhausen, na Alemanha, foi concebida com os conceitos mais avançados da manufatura. É um verdadeiro “showroom” tecnológico, que nos ajuda a consolidar nossa imagem inovadora e a buscar mais resultados.
A corrida pelos 4 bilhões já começou. E temos certeza de que com sua dedicação e talento chegaremos lá!