Um dos focos da Festo para 2018 é aumentar a performance de vendas de “EA” (Electric Automation), ou seja, automação elétrica, através de vendas de produtos eletrônicos, como eixos elétricos, motores e controladores. Aqui, na People.Brasil, nós descrevemos a importância e potencial dessas linhas na matéria “Rumo aos 4 Bilhões”.
Nessa direção, a diretoria comercial formou uma verdadeira “tropa de elite”. Uma equipe capacitada, formada por quatro engenheiros de vendas e dois engenheiros de aplicações, gerenciadas pelo experiente Antonio Carlos Polzatto. Essa turma de respeito vai se dedicar exclusivamente na venda dessas linhas.
Temos o objetivo de trazer um acréscimo de 27% de faturamento de produtos eletrônicos. Chamamos essa equipe de FBEA (Festo Brasil Electric Automation)”
“A sonoridade da sigla ser próxima à da FBI não é coincidência”, diz Polzatto, esbanjando criatividade! Foram selecionados 110 clientes com grande potencial, em São Paulo (capital e interior) e Região Sul. São clientes com bom nível tecnológico, que já demandam esse tipo de produto.
É importante dizer que, apesar da formação dessa equipe, o potencial de vendas de produtos eletrônicos pode estar em todo lugar. O grande “pulo do gato” é a mudança da nossa mentalidade. Quando pensamos em produtos eletrônicos, já nos vem à mente alta tecnologia e projetos muito sofisticados. Aí o consultor de vendas pensa: “meus clientes não estão tão avançados assim, vou continuar oferecendo o arroz e feijão”. Não! A automação elétrica pode ser muito mais simples do que se imagina. Às vezes, é possível olhar para um cilindro hidráulico na linha de produção de um cliente e se perguntar: “será que aqui não dá para trocar por um eixo elétrico”? E na maioria das vezes é possível!
Esse é só um exemplo. Outro é o terminal de válvulas. 50% da venda desse produto vai para a meta de EA. Por que não oferecer mais? Trata-se de um excelente produto, tecnológico, cheio de diferenciais e com alto valor agregado para o cliente. Portanto, se você faz parte da equipe comercial e está lendo esse texto, essa parte é dedicada a você: abra sua mente para novas ideias. Tenha um olhar diferente sobre as coisas. Enxergue além da visão. Lembra da nossa Convenção? Perspicácia é isso!
Não adianta, essa é uma tendência, um caminho sem volta. Pouco a pouco a automação elétrica vai substituir a pneumática. A Festo precisa ser um competidor importante desse mercado para garantir sucesso a longo prazo. Vamos caminhar juntos nessa direção!