People Brasil
Pessoas

A arte marcial imita a vida

O Taekwondo nos mostra a importância de alguns valores

Quem se envolve com alguma modalidade de arte marcial conhece as lições importantes que podem ser extraídas para a vida. O Marcelo Pasqualucci, da área de marketing, desde criança sempre esteve conectado às artes marciais. Adorava assistir aos filmes do Van Damme e Bruce Lee. Depois de praticar o Kung Fu por seis anos, se apaixonou pelo Taekwondo, uma modalidade de arte marcial de origem coreana.

“As diferenças entre o Kung Fu e o Taekwondo vão além da origem e da técnica. Podem ser vistas no público praticante: no Taekwondo há uma mescla muito grande de homens e mulheres”, afirma Marcelo. Ele ainda ressalta que, assim como em qualquer outra atividade, a prática e a assiduidade são fundamentais. Só é possível evoluir e aumentar a performance com esforço e dedicação.

O Taekwondo contém um aspecto militar e, assim sendo, o respeito é um conceito muito valorizado. Além disso, é necessário estar focado o tempo todo. No momento em que se veste um “dobok”, o uniforme utilizado na luta, é preciso se entregar à atividade de corpo e alma. Se o lutador estiver disperso, é certo que a punição virá. Por esse motivo, os praticantes fazem, inclusive, um ritual para aumentar o nível de concentração e deixar tudo aquilo que não pertence à luta para fora do “dojang”, local onde a modalidade é praticada.

Marcelo explica que o controle mental é o ponto-chave para o alto desempenho em uma luta. Uma pessoa pode dispor das ferramentas adequadas, isto é, estar bem preparada fisicamente e ter a habilidade para executar os golpes com precisão, mas, se ela não estiver forte mentalmente, pode se afobar, liberar adrenalina e acabar perdendo a eficiência. Esse é o primeiro passo para a derrota.

Além disso, o lutador precisa ter feito um bom planejamento prévio. Para isso, não basta somente conhecer o adversário, é fundamental também o autoconhecimento. É necessário, portanto, ter a exata noção dos próprios pontos fortes e fracos para, assim, poder encontrar os caminhos mais viáveis, que facilitem o estilo de luta e amplie a chance de vitória.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Taekwondo, perceba: planejamento, capacidade de concentração, controle emocional, autoconhecimento, foco, dedicação e treinamento são fatores-chave não só para o sucesso da modalidade, como também são essenciais para a sua vida. Por isso, podemos dizer que o Taekwondo, assim como todas as outras artes marciais, são verdadeiras escolas de viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *