People Brasil
Pessoas

Lições de vida no alto da montanha

A experiência expedicionária que jamais será esquecida

Lições de vida no alto da montanha

Vem cá, você se conhece bem? Já parou para pensar em quem você é de verdade? Qual é a sua essência? Que perguntas difíceis, não é? Estamos procurando tirar você de sua “zona de conforto” para que tente entender a experiência vivida pelo Cesar Gaitán, diretor geral da Festo Negócios.

Em 2013, Cesar buscava uma atividade em que pudesse desenvolver seu perfil de liderança. Conheceu pessoas completamente “fora da caixa”, os praticantes de alpinismo, que mudaram a vida dele para sempre. Ele entrou para um time de expedições na montanha, com uma meta ambiciosa: escalar a pico mais alto da Europa, o monte Elbrus, na Rússia.

A preparação foi árdua. Foram 6 meses de treinamentos intensos, para uma expedição que levaria 14 dias. Subir, escalar, subir, escalar… Ufa! E isso quase nunca em condições favoráveis. A equipe era formada por 12 pessoas. Cada indivíduo exercia uma função específica: planejamento, logística, comunicação, alimentação, entre outras. Oras, isso parece com uma empresa! E, assim como uma empresa, no caminho rumo ao topo, o grupo encontrou dificuldades, situações emergenciais e decisões difíceis de serem tomadas.

Além de dar valor ao trabalho em equipe, Cesar aprendeu algo muito valioso já no começo da jornada: “Percebi que dentro de cada ser humano há uma enorme capacidade de adaptação às mudanças. Às vezes, não nos damos conta disso, porque estamos cercados por muitas coisas que nos ‘protegem’. Mas quando somos obrigados a viver sob as condições mais básicas, notamos que somos detentores de uma força extraordinária”.

Para esse desafio foram necessários altos graus de força mental e de autoconhecimento. Na primeira tentativa de chegada ao cume, por exemplo, o grupo caminhou por mais de 5 horas, sob intensa nevasca. Em um certo momento, notaram que não daria mais para prosseguir. Ter a noção real das próprias capacidades e limites, além de saber lidar com a frustração, não foi uma tarefa fácil. No alto da montanha, decisões difíceis precisam ser tomadas sabendo que um passo em falso pode não ter volta.

Chegar no cume e retornar com segurança foi incrível, mas a grande recompensa foram as lições tomadas pelo caminho. Cesar jamais esquece de ter contemplado o amanhecer a mais de 4.000 m de altitude. E pensar que aquele espetáculo da natureza acontece diariamente… Pois é, cada dia que nasce nos traz oportunidades incríveis. Temos de saber valorizar e buscar sempre fazer o nosso melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *