People Brasil
Acontecimentos

Iniciativas Festo para um Mundo Sustentável

Iniciativas Festo para um Mundo Sustentável

Com o aumento da população mundial e o crescimento da industrialização ao redor do mundo, a responsabilidade de tornar-se uma empresa sustentável tornou-se um desafio necessário. Atualmente, utilizamos 1,6 vezes a capacidade da terra em gerar recursos para a sobrevivência humana, e a projeção é de que em 100 anos, estaremos consumindo 2 vezes mais.

Pensando no futuro do planeta, a Festo desenvolveu um sistema para o levantamento dos seus impactos ambientais, gerados pelos seus processos. Tais impactos ambientais atualmente são levantados, avaliados e registrados, e ações de controle e redução são definidas. Para avaliar o desempenho ambiental da companhia, a empresa desenvolveu um programa de controle do desempenho ambiental, intitulado E.P.I. (Environmental Performance Indicator). Trata-se de um controle rígido dos principais impactos ambientais da empresa.

No primeiro ciclo do controle dos aspectos ambientais (EPI) da Festo-BR, definimos atuar nos seis principais aspectos: Consumo de Energia, Consumo de Agua, Emissões de CO2, Utilização de óleo refrigerante, Geração de resíduos e índice de importação pelo modal aéreo. Foram definidos métodos de controles (KPI’s), ações para a redução e uma ousada meta: reduzir os índices em 3% ao ano.

Os principais pilares para atingirmos a meta foi o da conscientização ambiental, com a divisão de responsabilidades, investimento em novas tecnologias menos nocivas ao meio ambiente e otimização de processos.

Dentre as ações tomadas, podemos destacar:

Conscientização ambiental

  • Criação do comitê ambiental. Um grupo formado por colaboradores de diversas áreas, que se reúnem mensalmente para discutir o desempenho ambiental, avaliar a evolução das ações propostas e atuar na otimização de processos.
  • Implementação de ferramentas de avaliação de mudanças, para que os aspectos ambientais sejam avaliados em todos os ciclos do produto / processo;
  • Conscientização da área de vendas para aumentar o consumo de etanol ao invés de gasolina nos carros da frota.

Investimento em novas tecnologias

  • Substituição de torneiras e vasos sanitários por equipamentos mais modernos, que consomem menos água;
  • Substituição de motores elétricos por motores de alta performance, reduzindo o consumo de energia elétrica;
  • Substituição do sistema de vedação da bomba de água do sistema de refrigeração, diminuindo o consumo de água;
  • Substituição do equipamento com maior consumo de água (Chiller, com mais de 350m³/mês) por um equipamento que consome apenas 2m³/mês. 

Otimização de processos

  • Mudanças na forma de aplicar a coleta seletiva na empresa, com a implantação de centrais de resíduos nas áreas;
  • Mudanças no controle do equipamento de ar refrigerado da área administrativa, gerando economia de energia de aproximadamente 15%;
  • Redimensionamento da pressão de trabalho do ar comprimido da fábrica;
  • Otimização da limpeza de caixas de peças, gerando uma redução de 60% do consumo neste processo.

Com a implantação destas e de outras ações, atualmente atingimos a impressionante marca de redução de 31% do nosso impacto ambiental. 22% a mais da meta estabelecida. Porém não vamos parar por aí. Para este ano, programamos novos objetivos ambientais, como o projeto para reutilização de águas de chuvas, projeto para automação da iluminação interna, dentre outros.

“Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *