Encarar o rigoroso inverno britânico e ter que se adaptar a hábitos alimentares bem diferentes foram apenas alguns dos desafios enfrentados pelo Marcelo Jodar, da área de Vendas, nos quatro meses em que esteve morando na Inglaterra. Ele faz parte do Programa de Talentos da Festo, um projeto mundial que visa alavancagem de carreira. De janeiro a maio de 2019, ele cumpriu o Short Term Assignment (Projeto de Curto Prazo). Trabalhou na Festo Reino Unido, durante esses meses, desenvolvendo atividades específicas.
Em solos britânicos, Jodar desempenhava função muito parecida com a executada por ele aqui no Brasil. Atuou como gerente comercial, respondendo para o diretor comercial do cluster Reino Unido, o Sr. Marc Wellington. Durante aquele período, desvinculou-se quase totalmente de suas atividades por aqui. O Paulo Manfrim foi designado para ocupar o lugar dele, enquanto a Priscila Fiorotto ficou no lugar do Paulo. Tratou-se, então, de uma oportunidade de crescimento profissional para três colaboradores.
Jodar morou na cidade Northampton, onde fica a sede da Festo Reino Unido. Pôde participar de dois projetos de desenvolvimento de negócios: o SP 2020, focando em válvulas individuais, e o de Automação de Processos para fabricantes de válvulas. Com base nisso, muitas atividades puderam ser desenvolvidas.
O objetivo do Assignment era que o Jodar pudesse adquirir experiências para seu desenvolvimento. Porém, desde o início ele se preocupou também em oferecer sua parcela de contribuição para os negócios da Festo Reino Unido. “Buscava uma forma de ajudar, utilizando meu conhecimento e experiência. Pude compartilhar as boas práticas do Brasil. Também contribuí no apoio às equipes”, conta Jodar.
Ele constatou o quanto a Festo Reino Unido desenvolve suas estratégias e como eles conseguem gerar o comprometimento dos colaboradores. Esse foi um ponto interessante que Jodar já teve oportunidade de compartilhar com nossa diretoria comercial para, assim, procurar ser implementado por aqui. Em Automação de Processos, a Festo Brasil está mais adiantada que os nossos colegas britânicos. Jodar apresentou a eles o bom trabalho realizado por nossa equipe.
Foi uma experiência única em sua vida. Ao final desse processo, Jodar afirma ter crescido muito, tanto pessoal como profissionalmente. Por isso, é muito grato à nossa Diretoria pela oportunidade que recebeu. Com certeza, muitos frutos serão colhidos desse intercâmbio de cultura, ideias e negócios!