People Brasil
Estratégia

As novas perspectivas do programa FLI

Mais qualidade de vida para nossos colaboradores

A FLI (Festo Leadership Iniciative) é um programa de treinamento de liderança consagrado da Festo. Mais cedo ou mais tarde, todos os nossos gestores acabam passando pelos dois módulos, o FLI 1 e FLI 2. A grande sacada do programa é a avaliação 360 graus. O participante do primeiro módulo recebe avaliação do seu gestor, pares e subordinados. Isso é muito importante, porque a partir desses resultados surge um plano de ação. No segundo módulo, que deve ser feito em até dois anos após o primeiro, a avaliação volta a ser feita e os resultados são comparados.

“Um conceito que permeia o FLI é que as competências impactam no estilo de liderança. E o estilo de liderança, por sua vez, impactam no clima organizacional”, afirma Vladmir Stancati, diretor de DHO. “É incrível comparar o desempenho de pesquisas de clima entre duas áreas da mesma empresa, com a mesma cultura, com o mesmo pacote de benefícios e encontrar resultados completamente diferentes. De verdade, o estilo de gestão é algo fundamental para a qualidade de vida dentro de uma organização”, completa Vladmir.

O FLI já existe há muitos anos na Festo e é, de fato, uma ferramenta consagrada. A grande novidade deste ano tem sido a presença de nossos colegas da Festo Cluster SAM – América do Sul. Já recebemos em nosso país líderes da Colômbia, Venezuela, Argentina, Chile e Peru. Isso é muito positivo, pois além dos benefícios que o programa proporciona, agora podemos interagir com gestores de outras companhias. Esse intercâmbio é muito valioso. Por isso, não estamos fazendo grupos específicos de língua espanhola. A ideia é misturar tudo mesmo. Vamos crescer, ainda mais, com o aprendizado das boas práticas dos diversos países.

Já é de conhecimento de todos, mas não custa reforçar, que os resultados da pesquisa 360 graus são avaliados por consultores independentes, fora da Festo, para que eles realizem o plano de ação e acompanhamento junto com os participantes. Os resultados não são compartilhados com a área de DHO. Afinal, o principal objetivo é o desenvolvimento dos diferentes perfis de liderança. Às vezes, o próprio gestor quer apresentar os resultados para o DHO a fim de que essa área o ajude a desenvolver-se. Porém, isso não é obrigatório, ou seja, é uma escolha do gestor.

Com o passar dos anos, já aprimoramos bastante essa importante ferramenta de desenvolvimento. Contudo, quando o assunto é melhorar o clima organizacional, sempre há espaço para mais avanços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *