People Brasil
Pessoas

Atitudes que transformam vidas

Uma lição de entrega e compromisso por uma sociedade mais justa

Atitudes que transformam vidas

Jander Silva, do Customer Solution, é uma fonte de inspiração para todos nós. Ele dedica uma parte do seu tempo em um brilhante trabalho voluntário no cursinho popular pré-vestibular Mafalda, localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo.

O Mafalda foi criado em 2011. Seu nome é uma homenagem à personagem argentina de mesmo nome, conhecida por seu perfil contestador e idealista. A instituição conta hoje com mais de 120 colaboradores voluntários. A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) cede as salas de aula. A instituição recebe, também, o suporte da prefeitura, arquidiocese e outras instituições da região.

Jander leciona aulas de física. Ele faz questão de reforçar que, apesar de ser uma atividade não remunerada, não se trata de uma caridade. É um trabalho sério e profissional, como qualquer outro. Exige preparação, planejamento e disciplina. É por esse pensamento, comum entre os voluntários, que o Mafalda obtém resultados incríveis. Em 2018, seu primeiro ano como educador, Jander teve o prazer de acompanhar dois de seus alunos sendo aprovados no curso de Direito na USP. Outra aluna, em História, também na USP, enquanto outro conseguiu bolsa de estudos para ingressar na PUC. Jander conta que, por se tratar de jovens de baixa renda, com poucas oportunidades de ascensão social, resultados como esse faz todo o esforço valer a pena.

Jander, engenheiro mecânico por formação, tirou a licenciatura em 2017. Aficionado por Paulo Freire, sempre acreditou no poder da educação. “A sociedade não é capaz de se transformar sozinha, sem a educação”, diz. “Sempre quis atuar nessa área e estive muito envolvido com movimentos sociais”, completa. Ele cresceu na Zona Leste e, por isso, encontrou no Mafalda uma forma de tentar devolver para a sociedade a oportunidade que teve na vida.

“A troca de experiências com o aluno é muito gratificante. Não acredito que a comunicação é apenas de um lado. O educador deve fomentar a discussão”. A grande maioria de seus alunos são adolescentes. Por isso, além de lecionar a matéria, Jander sabe bem a enorme responsabilidade do seu trabalho para a formação de pessoas.

Jander também acredita que essa vivência em sala de aula trouxe para ele uma visão diferenciada do mundo. Hoje, ele entende plenamente que devemos ser movidos por um ideal em tudo o que fazemos. É muito importante termos um objetivo e um direcionamento. Ainda, ter vontade de transformar, entender o nosso papel, enxergando valor no que estamos construindo. Essas e muitas outras lições nós podemos aprender com o nosso querido professor Jander. Obrigado, mestre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *