People Brasil
Entrevista

Atitudes que geram conquistas

Conheça as estratégias de um campeão de vendas

Um dos momentos mais marcantes da nossa Convenção foi a divulgação do resultado do Campeonato de Vendas de 2018. Maurício Silva foi o grande vencedor, sendo contemplado com uma viagem à Alemanha para conhecer as instalações da Festo, em Esslingen. Entrevistamos Maurício, que nos deu detalhes sobre essa conquista:

People.Brasil: Maurício, o que foi primordial para esse resultado?
Maurício Silva: Em primeiro lugar, o apoio da minha família. Nosso trabalho exige dedicação. Minha família é compreensiva e me dá suporte. Outro fator fundamental foi o apoio dos colegas. Ninguém faz nada sozinho. A estrutura da Festo favorece o bom trabalho.

P.B: Como você organiza o seu trabalho e como isso foi importante?
MS: Temos que fazer muita coisa além da venda. Se você não cria uma rotina para deixar as atividades em dia, você se enrola. Por exemplo, o SFA: muitos acham burocrático fazer os registros necessários e ficam adiando a tarefa. Para mim, atividades rotineiras não são um problema. Os relatórios são outro exemplo. Nunca deixo para a última hora. Organização de tempo é fundamental.

P.B: Além do faturamento, quais são os outros critérios para o campeonato?
MS: Faturamento dentro das “Business Units” – Unidades de Negócios: PA (Process Automation), EA (Electric Automation) e Pneumática; o processo de visitas; a regularidade; a venda de produtos que a Festo entende como estratégicos; além da disseminação da carteira.

P.B: Quando você sentiu que poderia ser o campeão?
MS: Estava bem desde janeiro. Fiquei acompanhando mês a mês até setembro, quando os resultados deixaram de ser publicados. Estava em sétimo lugar na última parcial, mas eu sabia que tinha chances.

P.B: Por que você achou que seria possível mesmo com tantos vendedores na sua frente?
MS: Eu notei que tinha que dar mais foco na venda de PA. Como já fui projetista mecânico, eu me sinto mais confortável vendendo automação de manufatura. Por isso, não tinha muito o hábito de buscar oportunidades em PA. Se melhorasse esse resultado, sabia que poderia competir.

P.B: Mas em sua carteira havia potencial de PA?
MS: Eu achava que não, mas comecei a me dar conta que sim. Passei a visitar clientes com outros olhos. Encontrei muito mais oportunidades de PA do que eu imaginava. Isso foi decisivo.

P.B: Qual o conselho que você dá para os vendedores buscarem o campeonato de vendas em 2019:
MS: É preciso ter disciplina no trabalho, ter o ímpeto de ofertar sempre algo diferenciado para o cliente, manter o foco nos resultados e na busca de soluções simples e inovadoras e estar o mais próximo possível do cliente. Com a estrutura que a Festo oferece, todos podem ser vencedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *