A Festo é reconhecida pela qualidade de seus produtos. Buscamos aplicar as mais avançadas tecnologias até mesmo nos produtos convencionais. Aumentamos a produtividade dos nossos clientes!
Por esse motivo, precisamos “dar o exemplo em casa”. Nossa operação precisa carregar o mesmo padrão que oferecemos ao mercado.
Com isso em mente, surgiu o OPEX, um projeto global lançado em 2018, com o objetivo de impulsionar os processos operacionais a um nível de excelência. Esse projeto tem a ambição de alavancar a competitividade da nossa planta produtiva. Sabemos que o cliente final pode optar por um outro fornecedor se não formos eficientes. Além disso, outras companhias Festo podem tomar diferentes decisões. Então, precisamos ser competitivos em qualidade, tempo de entrega e custos para conseguir cumprir nossa missão de abastecer a região.
“O OPEX é baseado na filosofia Lean, que significa “enxuto”, oriunda do Sistema Toyota de Produção. Não se limita somente à implementação de métodos e ferramentas para gerar produtividade nas operações, mas também aborda, com o mesmo grau de importância, aspectos humanos e comportamentais”, explica Alexandre Ferraz, Gerente da Manufatura e responsável pelo OPEX no Brasil. É preciso criar uma cultura dentro da organização. As pessoas precisam transformar suas formas de agir e de pensar.
Essa é a grande diferença entre o OPEX e o seu antecessor, o FVP (Festo Value Production). OPEX é uma filosofia, que favorece o aprendizado e a transparência, incentiva o lema “falar e ser ouvido”, isto é, valoriza a participação de todos em todos os níveis da companhia. Além disso, fomenta a cultura para solucionar problemas. São conceitos que parecem simples de entender, mas é muito difícil de implementar se não forem tratados com a devida importância.
Alexandre comenta que, em 2018, todas as plantas Festo traçaram um projeto piloto e um plano de implementação. No Brasil, foi realizado com os Cilindros DSBx. Em 2019, estamos expandindo para outras cinco linhas. Até dezembro de 2020, toda a fábrica estará produzindo com o conceito implementado. Na Alemanha, já está acontecendo um projeto-piloto em fornecedores. A ideia é expandir o mesmo conceito para toda a cadeia.
O OPEX está alinhado com nosso compliance, missão, visão e valores. Por isso, é um projeto que gera tantos resultados. Com o projeto piloto, já obtivemos ganhos de 13% de economia em área, redução de 10% em custo operacional, além de ganhos de movimentação, ergonomia para os operadores e diminuição de riscos de acidentes de trabalho. Com o OPEX só temos a ganhar!