A Festo, como empresa de automação, encabeça a revolução digital nas empresas. Produzimos soluções tecnológicas que capacitam nossos clientes a ingressarem na Indústria 4.0. Por isso, faz sentido que os nossos processos também sejam digitalizados.
Na área de TI, a sigla RPA (Robotic Process Automation) é muito difundida. Trata-se da utilização de softwares para automatizar atividades repetitivas. Mundialmente, a Festo decidiu incorporar os RPAs na estratégia de transformação digital. A partir disso, o Brasil se colocou como “piloto” para validar esse conceito.
O processo escolhido foi o de processamento de pedidos de compra. Hoje em dia, muitos clientes vêm optando por padronizar suas compras, utilizando portais de negócios. Quando uma empresa necessita de um produto, ela coloca essa demanda em um site para que os fornecedores consultem e respondam com as devidas cotações. Isso simplifica para as empresas, mas gera um grande volume de trabalho para os fornecedores.
Imagine ter que acessar diariamente os mais de 90 portais existentes, para buscar oportunidades, consultar o nosso sistema, copiar as informações e colar de volta em cada portal. Surgiu, portanto, a grande necessidade de se automatizar essa tarefa.
Nosso Contact Center mapeou todo o processo e nosso TI fez a interface com os Estados Unidos, que definiu um desenvolvedor para ser o responsável por criar o RPA. Um robô integrou nosso sistema com os inúmeros portais de negócios existentes. Nossa equipe do Contact Center pôde concentrar-se em atividades que agregam mais valor como, por exemplo, atender a um cliente de forma personalizada.
O RPA começou a rodar em maio e seu desempenho tem melhorado a cada dia. Quando um processo não pode ser efetuado devido a algum erro, gera-se uma “exceção”, que pode ser corrigida. Com isso, o RPA vai sendo reabastecido para “errar” cada vez menos. Nesse momento de aprendizado, estamos contando com o grande empenho do Contact Center em mapear essas “exceções” e da equipe comercial em corrigi-las. Em pouco tempo, colheremos os frutos de tudo o que o RPA pode proporcionar.
Com o sucesso desse projeto, em um futuro não tão distante, poderemos visualizar RPAs contribuindo para automatizar processos nas mais diversas áreas da Festo!