A Indústria 4.0 é o tema mais falado atualmente. Isso porque vivemos em um momento em que as pessoas buscam novas formas de consumo. Elas priorizam produtos sustentáveis e personalizados. A fim de atender essa nova demanda, uma verdadeira revolução está acontecendo nas nossas fábricas.
A principal evolução aconteceu com a entrada da tecnologia da informação na automação industrial. Na prática, o TI desceu para o chão de fábrica, possibilitando inúmeros avanços em produtividade, customização e qualidade. Diante dessa nova realidade, as empresas passaram a buscar um novo perfil de profissional. É preciso estar preparado e familiarizado com os conceitos de digitalização da Indústria 4.0. Porém, os cursos técnicos e as faculdades de engenharia ainda não atendem completamente essa demanda.
É aí que surge o conceito de Learning Factory Industry 4.0. Empresas altamente tecnológicas e inovadoras, como a Festo, precisam assumir um papel importante no processo de capacitação do novo profissional da indústria. Segundo Victor Teles, diretor da Festo Didactic, temos cumprido nossa missão com sucesso.
“A planta de Scharnhausen é o maior exemplo. Lá, o conceito de digitalização está muito bem implementado. No centro de capacitação, há uma planta didática, o CP Factory, que é uma versão miniatura da própria planta. Todo novo colaborador, que vai atuar na fábrica, primeiramente passa por um treinamento no CP Factory. Também ocorre processo semelhante com as implementações de novos componentes e tecnologias: tudo é testado previamente antes de entrar em operação real”, explica Victor.
Por aqui, a Festo Brasil também está se movimentando. Assinamos um memorando de intenções com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e, ainda, com o Ministério da Educação (MEC), tudo para capacitar 1200 professores e prover equipamentos didáticos da Festo para a Indústria 4.0 em mais de 100 escolas.
O treinamento de Introdução à Indústria 4.0, oferecido pela Festo Didactic, também é um exemplo de sucesso nessa área. O aluno recebe uma visão geral sobre as possibilidades de digitalização no processo produtivo para, a partir daí, poder se especializar nas diversas tecnologias.
Como inovadores que somos, precisamos sair na frente e encabeçar as mudanças. Estamos caminhando a passos largos rumo ao futuro. Prepare-se, o mundo agora é 4.0!